A HISTÓRIA DOS 5 MACACOS "Qualquer semelhança com a realidade não é pura coincidência..."

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A HISTÓRIA DOS 5 MACACOS "Qualquer semelhança com a realidade não é pura coincidência..."

Mensagem por Simão em Sex Dez 19, 2014 2:09 am



Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula, e no meio, uma escada, e sobre ela, um cacho de bananas.
Quando um macaco subia a escada com o intuito de chegar às bananas, os cientistas jogavam um jacto de água fria aos que estavam no chão. Passado algum tempo, quando um macaco tentava subir a escada, os outros agarravam-no e batiam-lhe.
O que se veio a assistir posteriormente é que todos os macacos pararam de tentar subir a escada, apesar da tentação das bananas.

Então, os cientistas resolveram introduzir variáveis no estudo: substituíram um dos macacos por outro novo. Chegado à jaula, a primeira coisa que ele fez foi subir a escada, sendo no entanto dela retirado pelos outros, que lhe batiam.
Passadas algumas surras, o novo elemento do grupo parou de subir mais a escada. Um segundo foi substituído e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro substituto participado com entusiasmo na surra ao novato. Um terceiro foi trocado e o mesmo ocorreu. Um quarto, e afinal, o último dos veteranos foi substituído. Os cientistas então ficaram com um grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo experimentado o banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse pegar nas bananas.

Moral da história: se fosse possível perguntar a algum deles porque é que eles batiam em quem tentava subir a escada, quase de certeza que a resposta seria: "não sei, mas as coisas sempre foram assim por aqui".

Dá que pensar. Não dá?
avatar
Simão
Admin

Mensagens : 28
Data de inscrição : 17/12/2014
Localização : Portugal

Ver perfil do usuário http://karatbars.pt.vu

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum